Ajude a cuidar do nosso

馃崁MEIO AMBIENTE! 馃崁

QUEM SOMOS?馃尦  

O Instituto Social para a Educação Ambiental e Sustentabilidade do Igarapé do Quarenta, (ISEASIQ)  tem como objetivo precipuo desenvolver um Projeto Ambiental  Sustentavel no Igarapé do Quarenta de modo que venha contribuir para diminuir (atenuar)  em curto e medio praso os impactos ambientais.

 

Esses impactos causados pela pela falta de politicas  publicas quanto ao trato e manejo do residuos solido (lixo) domestico, agregados a um planejamento para a transformação dos residuos produzidos nas comunidades em produtos artesanais, geradores de renda em prol dos moradores, assim como monitorar os efluentes das empresas do Polo Industrial hoje jogados no leito do Igarape, desde a bacia do Educandos até o bairro do Japiim/Distrito Industrial em Manaus, adotando uma metodologia envolvendo escolas de nivel fundamental e médio existentes no entorno do Igarapé.

 

icone_iseasqi-removebg-preview.png

HISTÓRIA

Sec. XIX 

Os canais dos principais igarapés como o Quarenta, Mestre Chico, Bittencourt, Manaus e Cachoeirinha drenam para o rio Negro, e esses canais, além de alguns outros, complementam o quadro hidrográfico local, porém expansão da cidade de Manaus, a partir da segunda metade do século XIX, impulsionada pela economia gomífera, foi um dos fatores condicionantes da extinção de muitos igarapés ou canais existentes em Manaus.

 

1960´s

Águas cristalinas, areia branquinha e felicidade,assim podemos resumir esse lugar.


Você se lembra? na década de 60, os antigos moradores, lavavam roupas nesse local e os jovens aproveitavam a diversão...


Sobre ele, havia uma ponte feita com troncos de árvores, ligando o bairro da Betânia e Crespo ao bairro da Raiz.

Época muito feliz.

 

2000´s

A ocupação destas zonas de alta vulnerabilidade acarreta grande problema ambiental, social e urbanístico para a cidade. Gera externalidades negativas para a área central (inundação, maus odores, mosquitos e roedores) resultando na deterioração e abandono das áreas vizinhas com a consequente perda de ativos públicos e de valor imobiliário, promovendo a degradação das edificações e dos espaços públicos nas proximidades.

Escrever...

Escrever...

Escrever...

Confira os destaques de nossos projetos !!!

NAS REDES SOCIAIS